Bem antes do advento da internet, os corretores de imóveis norte-americanos se reuniam para compartilhar uns com os outros as informações sobre as propriedades que estavam tentando vender.
Estes encontros formaram a base de um princípio fundamental exclusivo do setor imobiliário organizado de países como os Estados Unidos: você me ajuda a vender os meus imóveis e eu ajudo você a vender os seus, e um compensa o outro pela ajuda.
Hoje em dia, os corretores listam as propriedades que querem vender em um sistema chamado ‘Multiple Listing Service’ (MLS na sigla em Inglês), e outros agentes e corretores podem cooperar com a venda dessas propriedades em troca de uma compensação financeira.
Os proprietários se beneficiam deste sistema com o aumento da exposição de sua propriedade. Por outro lado, os compradores podem obter informações sobre todas as propriedades listadas ao mesmo tempo em que só precisam negociar com um único corretor.
Existem mais de 500 MLSs nos Estados Unidos. Cada MLS é independente e dentre os maiores estão o ‘California Regional Multiple Listing Service (CRMLS)’, o Bright MLS e o Stellar MLS.
De acordo com o relatório ‘Perfil de Compradores e Vendedores de Casas‘, da Associação Nacional de Corretores de Imóveis, 87% dos compradores usaram um agente imobiliário ou um corretor em 2021, e 90% dos vendedores contrataram um corretor de imóveis para vender sua propriedade nos Estados Unidos.
É Importante saber também que existe distinção entre os profissionais do setor:
- Agentes Imobiliários (real estate agents): têm licença profissional para comprar, vender e alugar imóveis, mas devem trabalhar para um corretor ou para uma imobiliária.
- Corretores (brokers): são agentes imobiliários que concluíram os requisitos adicionais de treinamento e licenciamento, podendo trabalhar de forma independente e contratar outros agentes imobiliários para trabalhar para eles.
- Corretor de imóveis (realtor): é um corretor imobiliário licenciado membro da ‘Associação Nacional de Corretores de Imóveis’.
Uma dica para quem quer buscar uma propriedade nos Estados Unidos: primeiro escolha um corretor de sua confiança, que trabalhe para você e que vá atrás do melhor acordo junto ao proprietário. Aquele que lista e anuncia a propriedade trabalha para o vendedor e tem a obrigação de conseguir o melhor negócio para o seu cliente.
Na maioria dos casos, o acesso às informações sobre os imóveis listados no MLS é fornecido gratuitamente pelos corretores participantes. Mas dados como o contato do proprietário e os horários em que a propriedade está vazia não são acessíveis publicamente para preservar a privacidade ou a segurança dos vendedores.