Nas últimas três décadas, o software de CRM passou de uma solução básica de banco de dados para sistemas completos de gerenciamento de relacionamento com o cliente.
Embora o objetivo da solução tenha permanecido inalterado – facilitar os processos de gestão de relacionamento com o cliente – o software mudou muito ao longo dos anos, adquirindo novos recursos e assumindo novos desafios.
Desafios para o CRM
Desde o primeiro SaaS CRM ao amplo uso do CRM baseado em nuvem a partir do início do século, passando por plataformas de CRM de código aberto e muitos outros avanços e inovações, cada vez mais empresas passaram a perceber que o CRM não é apenas uma ferramenta para gerenciar contatos de clientes, mas sim uma solução completa que agiliza o trabalho das suas equipes.
Só que toda essa revolução foi basicamente pautada em softwares personalizáveis, o que sempre exigiu uma curva de aprendizado por parte das equipes de vendas e marketing para a sua operacionalização; além de, muitas vezes, projetos longos e complexos para a personalização da plataforma de acordo com as necessidades de cada cliente.
Assim, conforme a solução foi evoluindo ela foi perdendo a sua característica de ‘facilitadora’, dada a sua crescente complexidade.
O surgimento das mídias sociais permitiu o início da transição para o CRM social, pressionando ainda mais o CRM ‘completo mas não tão simples assim’ da época.
Outro ponto de pressão surgiu com o aumento no tamanho da tela dos dispositivos móveis e a flexibilização dos horários de trabalho das equipes de vendas, tornando ainda mais importante o acesso destes profissionais a dados críticos de clientes onde quer que estejam e quando desejarem, de modo simples, prático e na palma da mão.
A migração do multicanal para o omnicanal, com as empresas usando uma variedade de pontos de contato ao mesmo tempo para interagir com seus clientes e coletar feedbacks – como telefone, e-mail, mídia social, comunidades de autoatendimento, mensagens diretas, chats etc – tornou crucial que a equipe tenha em mãos uma plataforma de CRM completa sem ser difícil de usar, ou seja, ‘facilitadora’, simples e eficiente para que o cliente obtenha um atendimento unificado e consistente em cada canal que desejar usar.
O CRM descomplicado
Assim como o CRM “de ontem”, o software de hoje ajuda as empresas a gerenciar suas interações com os clientes e a consolidar laços com eles.
Por isto, o CRM é um software amplo, oferecendo funcionalidades que vão além da aquisição e da nutrição do Lead, já que ele pode compreender ferramentas que podem tanto ajudar a aumentar o valor da vida útil dos clientes quanto ajudar a equipe de marketing na execução de outros objetivos que não tenham como foco principal a venda e a conclusão do negócio; além de oferecer alguns relatórios que podem ajudar na previsão de vendas e oferecer outros insights para o negócio.
Já o Gestor de Leads é um sistema focado em reunir e organizar os clientes em potencial; além de otimizar o pipeline de vendas, melhorando a eficiência da equipe de vendas, que ganham em organização e foco.
Ao oferecer um fluxo de trabalho mais fácil e otimizado com um melhor custo-benefício, se comparado ao CRM, ele é uma ótima opção para empresas focadas em melhorar a produtividade do pipeline de vendas.
*Leia mais: Devo usar um Gestor de leads ou um CRM? Qual a diferença?
Com um app de gerenciamento de relacionamento com o cliente acompanhando as inovações tecnológicas emergentes através de uma solução prática e intuitiva, é possível abolir de vez a curva de aprendizado e a necessidade de customizações complexas e demoradas.
Um sistema de gerenciamento fácil de usar é importante para a equipe de vendas para que seja possível se concentrar nas oportunidades e fornecer respostas precisas aos clientes – de forma rápida e eficiente.
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