O chamado ‘inbound lead’ é qualquer contato de um cliente em potencial com interesse nos produtos ou serviços da sua empresa. Esse contato pode chegar por meio de um formulário no site, um e-mail, um telefonema ou uma mensagem via mídia social.
Como são ‘inbound’ – ou seja, o prospect entrou em contato proativamente com sua empresa para comunicar seu interesse – esses leads são normalmente mais qualificados do que os leads outbound, que são aqueles prospectados pela equipe de vendas. Isto porque inbound leads estão procurando ativamente uma solução e provavelmente estão mais avançados na jornada de decisão, tornando-os mais propensos a fechar o negócio mais rapidamente.
Com tudo isso em mente, é crucial minimizar o tempo entre a entrada de um lead em sua empresa e o primeiro contato entre o cliente em potencial e um membro de sua equipe de vendas. Quanto mais cedo você responder, maior a probabilidade de vender.
Em contrapartida, quanto mais lento o seu tempo de resposta, maior as chances do cliente em potencial encontrar outro fornecedor.
Além disso, a interação inicial define as expectativas dos leads. Se a sua for a terceira resposta que o seu cliente recebe, será muito mais difícil se destacar dentre seus concorrentes.
Qual é o tempo de resposta ideal?
Há uma década, um estudo publicado na Harvard Business Review destacou a importância da regra da 1 hora. Resumindo, quando um vendedor responde a um cliente potencial dentro de 1 hora após o primeiro contato, ele tem 60x mais chances de transformar a oportunidade em uma venda do que se esperasse 24 horas para fazer o follow up.
Hoje em dia, você tem 5 minutos para responder o seu cliente.
De acordo com um estudo de gerenciamento de resposta de leads da InsideSales.com (agora XANT), a chance da sua empresa se comunicar com o cliente é 100 vezes mais provável se o seu tempo de resposta for de até 5 minutos do que se a equipe de vendas entrar em contato apenas 30 minutos depois.
Em pesquisa, a Xant também mostrou que 35% a 50% das vendas são fechadas por quem responder primeiro. Segundo Ricochet360, esse número pode ultrapassar 78%.
O momento ideal mesmo para responder um cliente em potencial é exatamente quando ele entra em contato. Neste momento, o lead está disponível e pensando nos seus produtos ou serviços.
Mas se o ‘minuto zero’ é uma meta difícil de se alcançar, você não deve deixar a oportunidade dos primeiros 5 minutos passar por você.
Continue a construir o relacionamento pós-vendas
Ao se envolver com seus clientes de forma rápida e consistente, você aumenta não só as chances de conversão como também constrói um relacionamento positivo que pode perdurar muito tempo após o fechamento do primeiro negócio.
Link para um artigo sobre a ‘manutenção pós-venda’.
Seu gerenciamento deve ser sobre leads e crescimento contínuo
A chave para entrar no jogo de modo eficiente é garantir que seu funil de vendas guie perfeitamente sua equipe através de todo o processo de relacionamento com o cliente.
Essa é a proposta da Leadfy. Permitir que a sua empresa construa relacionamentos por meio de um software que aumenta a produtividade da equipe de vendas para que seus leads qualificados virem clientes e embaixadores satisfeitos da sua marca.