Dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostram que as vendas de imóveis cresceram 26% em 2020, surpreendendo o mercado no primeiro ano da pandemia provocada pela Covid-19.
Já em 2021, de acordo com a própria Abrainc, a palavra-chave foi recuperação. Mas 2021 também foi o ano da inovação, com investimento em tecnologias para facilitar a jornada de compra e aumentar a produtividade do setor imobiliário, que se mostrou resiliente durante a pandemia.
O isolamento social impulsionou o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e a adoção de soluções digitais que possibilitaram a continuidade do atendimento ao cliente e a oferta de produtos através de encontros on-line, visitas virtuais aos empreendimentos, realidade aumentada, imagens 360º, QR Code, óculos 3D, mapas interativos, maquete interativa 3D e chatbot.
A geração e a assinatura de contratos on-line, e a possibilidade de formalização de escritura de imóveis virtuais, ajudaram a manter o ritmo de transações de aluguel, venda e compra de imóveis.
Levantamento realizado pela Abrainc em parceria com a Brain Inteligência Estratégica revelou que 6% das compras de imóveis já ocorrem totalmente pela internet sem a necessidade de que o comprador saia de casa.
Os aplicativos voltados para a equipe de vendas e seus gestores, por sua vez, ajudaram a tornar o processo mais ágil e menos burocrático, sem abrir mão da segurança, ao mesmo tempo em que aprimoraram a experiência dos clientes no meio digital.
O Gestor de Leads é um aplicativo que otimiza o processo e diminui a fricção do pipeline de vendas, possibilitando respostas rápidas e eficazes ao primeiro contato do cliente; além de oferecer inúmeras outras funcionalidades, garantindo um atendimento centrado no comprador e proporcionando melhores resultados para o time de vendas.
As integrações que esse sistema possibilita não apenas melhoram a rotina da equipe de vendas, como também viabilizam um processo mais seguro e digital, tornando essa uma ferramenta fundamental para os corretores e seus gestores.
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Profissionais e empresas devem se adaptar às mudanças trazidas pelas inovações digitais. A tendência é que estes aplicativos continuem ganhando novas funcionalidades para atender o setor imobiliário, que se beneficia com um dia a dia mais ágil e eficaz, e com muito mais conforto para o cliente.
Abraçar a transformação digital significa encontrar as grandes oportunidades que surgem e aplicá-las no dia a dia. E as empresas que se adaptarem mais rapidamente com certeza terão mais chances no mercado frente à concorrência.