Entenda as diferenças entre o ‘sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente’ (CRM) e o ‘software de gerenciamento de leads’ e saiba qual o melhor para a sua equipe de vendas.
O que é um CRM?
Tanto o ‘Customer Relationship Management’, CRM na sigla em Inglês, quanto o ‘Gestor de Leads’, podem gerenciar os dados dos clientes, dar suporte ao processo de vendas, integrar-se à formulários, mídias sociais e helpdesk, e facilitar a comunicação e o gerenciamento entre os membros da equipe.
Mas o CRM é mais amplo do que o software de gerenciamento de leads, compreendendo ferramentas que podem ajudar a aumentar o valor da vida útil dos clientes – lifetime value (LTV) – através de ações que podem ser executadas depois do fechamento do negócio inicial.
O CRM também pode oferecer ferramentas que ajudam a equipe de marketing na execução de outros objetivos que não tenham como foco principal a venda e a conclusão do negócio.
Além de tudo isso, o CRM pode oferecer também alguns relatórios, como vendas repetidas e histórico de compras, que podem ajudar na previsão de vendas e oferecer outros insights para o negócio.
O que é um sistema de gerenciamento de leads?
O Gestor de Leads é uma ferramenta primordial do departamento de vendas para transformar contatos em clientes.
O gerenciamento integrado de leads do sistema oferece um mapeamento consistente de todas as fases importantes – desde a geração até a transferência de leads para vendas e toda a nutrição até a conclusão do processo.
O software reúne os leads provenientes de várias fontes em um único local para melhor desenvolvê-los nas diferentes etapas do funil de vendas, através de várias funcionalidades que o próprio sistema oferece, e até que os leads se tornem clientes.
O encaminhamento do lead desde o primeiro contato, passando pelas etapas de nutrição até a celebração do contrato, pode ser visualizado dentro do sistema, onde é possível estabelecer o gerenciamento sistemático de leads como um processo de equipe, envolvendo todos os interessados de maneira customizada e automática, com revisão regular de processos para constante aprimoramento.
Em um Gestor de Leads, todas essas etapas ocorrem de forma intuitiva, promovendo o fácil uso do sistema. E um sistema descomplicado, mais ‘limpo’, tem maior receptividade por parte da equipe de vendas, que nele acaba por encontrar um facilitador e até um incentivador de suas tarefas.
Como o Gestor de Leads pode melhorar o processo de vendas
Há um grande potencial em um processo de gerenciamento de leads bem estruturado.
O foco principal do Gestor de Leads se concentra no momento da aquisição e da nutrição de leads para maximizar as chances de conversão. E o software pode incluir todas as ferramentas para desenvolver um contato até o ponto em que ele se torne um comprador. Ou seja, o sistema oferece exatamente o que os vendedores precisam.
Os canais digitais – como newsletters, sites, formulários online, WhatsApp e redes sociais – são ferramentas importantes que precisam ser integradas em um sistema eficiente e prático, como o Gestor de Leads, para que o lead possa ser atendido pela equipe de vendas de forma rápida, organizada e eficiente.
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Com o Gestor de Leads, a equipe de vendas recebe o meio e os instrumentos necessários para que mais vendas possam ser alcançadas, ajudando-os na atenção aos clientes para que estes recebam um atendimento melhor e não prefiram a concorrência.
Como o software de gerenciamento de leads se foca em reunir e organizar os clientes em potencial; além de otimizar o pipeline de vendas, melhorando a eficiência dos corretores, que ganham em organização e foco, ele oferece um fluxo de trabalho mais fácil e otimizado com um melhor custo-benefício, se comparado ao CRM, sendo a opção ideal para os corretores imobiliários.
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Já o CRM pode ser usado em momento posterior e também por outras equipes, como o marketing, se estes outros objetivos, e se estas outras etapas e estratégias, se encaixarem em seu modelo de negócio.